Pesquisar este blog

PSICHOS: Aquecimento Mental


(Aforismas)
-------- Faço aqui uma atividade inédita em meus escritos, que é reunião de uma série de pensamentos parcialmente dispersos, aforismas, e aparentemente auto-suficientes. Tais reflexões foram sendo desenvolvidas e anotadas em cadernos durante as aulas

-------- Alfa Se nenhum pensador jamais defendeu publicamente o solipsismo é por que isso não faria sentido. Se alguém é realmente solipsista, não teria motivos para "exteriorizar", com toda a contradição que isso implica, suas reflexões e posições. Quem o faz, no mínimo já está a apostar numa das rotas de fuga ao menos com uma mínima probabilidade.

-------- Beta Minha fuga pessoal favorita é pressupor que não só a minha, mas que as outras mentes existam, antes de tudo. Portanto esse "Mentalismo" seria mais epistemicamente provável como ponto de partida do que o Materialismo, podendo resultar em muitas possibilidades, como o Holoteísmo, que é uma das possíveis implicações desta possibilidade lógica de escape.

-------- Gama Uma vez que é certo que minha mente existe, não seria mais plausível supor a existência de outras entidades como ela, do que entidades totalmente diferentes? Os objetos materiais são mais estranhos à minha mente do que outras mentes, me parece mais natural pensar na existência das mentes do que na das "não-mentes". Sendo assim, a saída mais promissora do solipsismo me parece ser o "pluripsismo", e então possibilidades como panpsiquismo, holopsismo e etc, parecem-me epistemologicamente mais plausíveis do que um "objetivo" mundo material. Além disso, fechado em si mesmo, esses mentalismos são internamente coerentes, podendo explicar-se clara e amplamente. Por outro lado, o pressuposto materialista/fisicalista, entre outros problemas, parece ser impotente para explicar a mente. O psiquismo seria então, a alternativa mais racional.

-------- Delta A única articulação onde parece haver chances promissoras de resistência ao solipsismo seria na Filosofia da Linguagem. Ao que tudo indica, a reflexão solipsista só parece possível após um certo nível de sofisticação linguística, e se depende da linguagem, e esta pressupõe (aparentemente) um mundo externo, teríamos um bom argumento contra o Solipsismo. Entretanto, essa articulação ainda é incapaz de superar a Barreira Fenomênica.

-------- Epsilon "Uma aparente contra prova ao solipsismo parece ser a imbecilidade latente do mundo, pelo menos Eu não me vejo capaz de conceber nem mesmo inconscientemente coisas tão imbecis quanto algumas que vejo neste mundo!" (Poderia valer o reverso, eu não me veria capaz de conceber coisas tão geniais.)

-------- Zeta A Fenomenologia pode parecer uma boa derivação, defensiva e moderada, alternativa ao solipsismo, sendo uma proveitosa solução para evitar o dilema Mente-Mundo, interconectando-os por meio do inegável "Fenômeno". Mas ela não vai tão longe quanto deveria, pois termina por revelar o quanto o Solipsismo é mais provável do que a existência do mundo material. Se é simples imaginar um fenômeno perceptivo "sem" objeto, ou com objetos virtuais projetados pela própria mente, é totalmente absurdo imaginar um fenômeno sem mente.

-------- Eta Chamo "Barreira de Ilusão", ou "Abismo Fenomênico", a possibilidade de todo o "fenômeno" ser uma "ilusão onírica", uma projeção de um nível inconsciente da própria mente. Tal obstáculo faz com que qualquer "dado" do mundo, "ABSOLUTAMENTE E SEM EXCEÇÃO concebível!", possa ser "Auto-Ilusão". Quer seja sensações e evidências empíricas, experiências, raciocínios, e etc.
Teta Quanto a possibilidade da "Auto-Ilusão", ora, me parece ser uma das coisas menos carentes de "provas" se levarmos em conta a experiência de mundo. O Ser Humano parece nascer com uma intrínseca capacidade de Auto-Ilusão. Não apenas indivíduos, grupos e sociedades, mas a civilização humana em peso depende da crença em ilusões por ela mesmo criadas. Diante disso, imaginar que todos os dados que nos chegam à mente sejam fruto da mesma mente, ainda que num outro nível, me parece extremamente compatível com a "natureza" humana. E não só a Auto-Ilusão, mas ademais, e talvez mais intensamente, a Projeção é também onipresente na experiência humana. Projetamos tudo, sentimentos humanos em animais, objetos e eventos naturais, perspectivas em grupos e pessoas, elementos psíquicos em pessoas que não os tem. Nos iludimos constantemente, vemos no externo aquilo que só está mesmo, inequivocamente, dentro de nós mesmos. Civilizações e culturas inteiras foram erguidas nos pilares da projeção de conteúdos de nosso inconsciente no suposto mundo físico. Sendo assim, como duvidar da plausibilidade da possibilidade de que todos os fenômenos que nos ocorrem sejam projeções nossas?

-------- Iota A Memória não prova a História.

-------- Kappa Um elemento importantíssimo, e que ainda preciso desenvolver mais profundamente, é o do conceito de Continuidade. Na verdade, a interconexão entre os instantes relativos a um ente é muitíssimo mais determinante para identificar tal ente do que pode parecer à primeira vista. Se dizemos que tal pessoa é fulano, ou que tal objeto é "aquele" objeto, estamos na verdade indicando uma "linha" cronológica que interliga entes temporalmente diferentes, mas unificados pela idéia de um contínuo existencial. O Solipsimo é severamente afetado pela noção de continuidade, pois a própria existência individual o é. O Eu só se garante instantaneamente, não podendo garantir que sua existência vá além daquele momento onde a constata, pois que poderia ter sido criado há segundos atrás com as memórias já prontas, ou que deixará de existir nos próximos segundos. Tal implicação levou alguns a utilizar o termo Solipsismo Quântico, considerando como "Quanta" o tempo mínimo necessário para uma mínima reflexão solipsista.

-------- Lambda A razão pela qual os filósofos modernos teriam subestimado o Solipsismo poderia ser explicada por sua carência de um conceito claro de Inconsciente, Freudiano, já os filósofos contemporâneos talvez estejam confiantes na Filosofia Analítica, ou meramente satisfeitos com os rumos da Fenomenologia. No entanto, nada disso, a meu ver, é páreo para o Solipsismo.

-------- Mu A Hermenêutica Primordial seria nada mais do que o primeiro passo além do Solipsismo, um voto de Fé numa rota de escape. Fé esta que não pode ser provada.

-------- Nu Todo conhecimento começa com um ato de crença.

-------- Xi Com o desenvolvimento dos sistemas de realidade virtual, em breve poderemos estar criando nossas próprias simulações, que poderão, se quisermos, representar mundos e personagens que nós mesmos inventemos. Se a qualidade dessas simulações for suficiente, bem como a aparelhagem, seremos capazes de mergulhar em nossos mundos de fantasia pelo tempo que quisermos. Se adicionarmos ainda um sistema de suporte vital que nos permita permanecer no sistema indefinidamente, não haveria limites para a dimensão de nossa experiência. Que resultados poderiam advir disso? Poderíamos esquecer que estamos num mundo ilusório? Poderíamos, como em The Matrix, nascer nesses sistemas? Poderíamos também, ao invés de criarmos um mundo próprio, criar um compartilhado? Se isso é possível, quem garante que já não o fizemos?

-------- Omicron Quantos solipsistas já teriam existido? Eles tenderiam, naturalmente, a não comunicar sua visão de mundo. Seriam alguns loucos, solipsistas convictos?

FERNANDO FERNADEZ

Nenhum comentário: