Pesquisar este blog

PSICHES - ÉTICA E NATUREZA.

platão e seu mundo
De onde mais poderia derivar a Ética que não do próprio Ser Humano?
-------- Como vimos a idéia de que é necessária uma divindade, um poder super humano, para nos ensinar o óbvio, é no mínimo tremendamente confusa e contraditória. Então de onde mais poderia vir a Ética? A Regra de Ouro?
-------- Minha resposta se mantém, do próprio Ser Humano, mais especificamente da EMPATIA, ou de um casamento entre a Empatia e o desejo de Bem-Estar.
-------- Muitos no entanto não pensam assim. O dogma da maldade intrínseca do Ser Humano é largamente difundido, e o mais curioso, por pessoas que muitas vezes consideram-se não-cristãs, ou mesmo anti-cristãs.
-------- Os motivos para isso podem ser infindáveis, inclusive a incômoda hipótese de que um indivíduo que se considere ruim sem dúvida deve ter dificuldades em reconhecer a bondade nos demais, e prefere generalizar seu estado para toda a humanidade.
-------- Mas independente disso, essa noção é evidentemente contraditória, pois para considerarmos uma coisa Má, necessariamente temos que ter uma noção de Bem, sendo assim, de onde vem essa noção?
-------- Pode de um ser inerentemente mau derivar a idéia de Bem?
-------- Num sistema religioso isso é até mais defensável, porque pode-se argumentar que a idéia de Bem vem da divindade, mesmo assim, como já vimos, essa argumentação também não se sustenta, e de qualquer modo, a contradição sempre é inevitável, pois mesmo que não fosse capaz de produzí-la, poderia um ser mau, reconhecer a idéia de Bem?
-------- Notemos inclusive que os filósofos que colocam a fonte da ética no próprio ser humano não compartilham da idéia da maldade humana inata, como Kant, Rosseau e Marx. Mas é curioso que haja não-religiosos, incluindo opositores do cristianismo, que compartilham de seu dogma fundamental, que é a natureza maligna humana.
-------- Alguns no entanto colocam que a fonte do Bem não é a divindade, mas a própria Natureza, supondo que existe uma Ética intrínseca no mundo. Assim o pensava Schopenhauer, inclusive considerando que a suposição de que o mundo não tivesse uma natureza moral era uma execrável postura.
-------- Hoje em dia tal noção é muito popular, aparecendo nas mais diversas roupagens. As mais comuns são as que declaram que não existe o mal na natureza, que apesar das aparentemente violentas relações entre os seres vivos, não ocorre nada que possa de fato ser considerado mais do que uma luta intrínseca pela sobrevivência, onde não há lugar para a perversão.
-------- Algumas pessoas inclusive gostam de afirmar que não existe o assassinato, o roubo ou o estupro na natureza, e sendo assim a conclusão é inevitável. Todo o Mal deriva da Humanidade.
-------- Não irei apelar para as miríades de dados que os zoólogos podem nos fornecer para por em cheque tal noção, que podem ser vistas inclusive em obras de Darwin, Richard Dawkins, Stephen J. Gould, este último curiosamente entretanto, apesar de agnóstico, compartilha de uma noção de que a Ética é domínio da Religião. Mas mais uma vez esta pressuposição da maldade originada do Ser Humano cai na mesma contradição, e como o dizia Feurbach, e só mais uma forma de projetar o que temos de humano, fora do humano, insistindo em ver no externo aquilo que só existe em nós mesmos. Neste caso a bondade.
platão

-------- Minha posição é que o Ser Humano é intrinsecamente ambíguo, mas com uma tendência inata para assumir que o Bem é o caminho que deve ser seguido. Sendo assim, embora eu prefira não usar esses mesmos termos, não seria errado dizer que o Ser Humano é por Natureza Bom.
-------- Mas em termos de melhor precisão filosófica, posso trabalhar com a hipótese da neutralidade humana, mas nunca com a hipótese da maldade inerente. Alguns poderiam argumentar de forma inversa, como um ser Bom poderia ter uma noção de Mal? Mas creio esse argumento facilmente refutável, pois parece um ponto pacífico que o Bem é um conceito positivo, assim como a Luz, e o Mal somente sua ausência, tal como a Escuridão. E sendo assim é o conceito positivo que de fato constitui a definição, e a noção.
-------- Além do que um ser inerentemente mau seria auto destrutivo, suas tentativas de socialização rapidamente seriam frustradas pelas guerras entre as nações, e no entanto, apesar dos pesares, a história da civilização tem sido uma história de integração de culturas e fusão de tribos e nações.
-------- Por fim, quero apenas defender que a Ética é intrinsecamente humana, e só faz sentido em termos humanos, ainda que possua alguns fundamentos aparentes na natureza. Mas ao que tudo indica a Natureza, o Universo, são fundamentalmente a-éticos.

Nenhum comentário: