Pesquisar este blog

DA VINCE: NOSSO DESTINO É PREDERTEMINADO OU PODEMOS ALTERA-LO?


Nosso destino é predeterminado ou podemos alterá-lo?

Todos nós, em algum momento da vida, nos questionamos sobre nosso próprio destino: temos habilidade e livre arbítrio para mudar nosso destino ou a vida se desenrola de acordo com um plano preestabelecido?
Para elucidar esta questão, a Kabbalah utiliza o seguinte exemplo: imagine que você vai a um desses cinemas de múltiplas salas para assistir a um filme. Você compra o ingresso, seu saco de pipocas, entra, senta e começa a assistir ao filme. Rapidamente você percebe que se trata de um filme muito ruim. Então, você muda para uma outra sala. Este filme agora é muito melhor.
Sua liberdade nesta situação era sobre a escolha do filme, mas não sobre o filme propriamente dito. O filme estava predeterminado, o roteiro já estava escrito sem que você pudesse alterá-lo.
A vida é como um filme, e a realidade é muito semelhante ao cinema com múltiplas salas. Uma versão diferente de nossas vidas está acontecendo simultaneamente em um universo paralelo. Todos os universos possíveis existem. Todos os filmes estão passando ao mesmo tempo. Não temos a liberdade para alterar o filme no qual estamos, mas temos o livre arbítrio para mudar de cinema, mudar de universo. Não podemos com isso mudar o mundo, mas podemos mudar o nosso mundo, mudando para um universo onde possamos encontrar situações e eventos que estejam mais alinhados com os nossos desejos. Mas a maioria de nós permanece preso na armadilha do velho filme ruim durante toda a nossa vida. Então, como mudar de filme? Transformando nossa natureza reativa em proativa. Agir, e não reagir; assumirmos a responsabilidade e o controle sobre nossas vidas. Tudo começa em nós mesmos. A transformação de nosso próprio caráter é o mecanismo através do qual mudamos de universos . Cada mudança interior nos leva a uma nova realidade e cada nova realidade é um filme que contém um roteiro de maior realização . Em termos práticos, cada novo filme nos oferece a possibilidade de uma vida melhor.
O Zohar é muito claro sobre este assunto aqueles que escolherem o caminho da mudança espiritual irão encontrar a si mesmos no universo dos abençoados. Eles alcançarão realização e um sentido na vida. Ambas as realidades irão correr lado a lado. Ambas as opções estão sempre abertas para nós. A escolha é nossa.
Rabino Joseph Saltoun

Nenhum comentário: