Pesquisar este blog

MITOLOGIA NÓRDICA: Alvísmál, A Balada de Alvís



(Alvís)

"A cobrir
os bancos comigo, a noiva
irá a minha casa;
apressado, o matrimônio talvez pareça a todos;
não é necessário parar, em casa."

(Thor)

"Quem
é esse homem? Porque é pálido seu nariz?
Encostas-te entre os mortos?
Todo um Troll parece-me que sejas,
Não convém à noiva."


(Alvís)

"Alvís
Chamo-me, abaixo da terra vivo,
Abaixo de uma pedra é minha casa;
O Senhor dos Carros vim visitar.
Que ninguém quebre o voto!"

(Thor)

"Eu o terei
de romper, pois da noiva
como pai disponho;
Pois não estava em casa quando se fez o voto,
E só eu poderia fazer-lo."


(Alvís)

"Quem
é este homem que afirma dispor
da formosa donzela?
Qual vagabundo, poucos te conhecem,
Engendrou-te como seu herdeiro?"

(Thor)

"Vingthor
Chamo-me - muito tenho viajado -
Filho sou de Sídgrani;
Sem meu consentimento não terás a virgem,
Não conseguirás o matrimônio."


(Alvís)

"Teu consentimento,
quero de imediato,
para conseguir o matrimônio;
Quero ter-la, não quero perde-la,
A suave rapariga."

(Thor)

"O amor
da virgem não te será,
sábio hóspede, negado,
se me disser como chama nos mundos
o que quero saber."

"Diz-me, Alvís
- pois creio, anão, que sabeis
os destinos de todos -
como chamam a terra, que se estende ante o homem,
em todos os mundos."

(Alvís)

"Terra, dizem
os homens; Campos, os Aesir;
Caminhos, os Vanir;
Sempre Verde, os Trolls; Férteis, os Elfos;
Os mais altos, Argila."

(Thor)

"Diz-me Alvís
- pois creio, anão, que sabeis
os destinos de todos -
como chamam ao céu criador de tormentas
em todos os mundos."

(Alvís)

"Céu dizem
os homens; os Aesir, Luz Celeste,
Fornalha dos Ventos, os Vanir;
Mundo Superior, os Trolls; Teto Formoso, os Elfos;
Salão de Chuvas, os Anões."

(Thor)

"Diz-me Alvís
- pois creio, anão, que sabeis
os destinos de todos -
como chamam a lua que vêem os homens
em todos os mundos."

(Alvís)

"Lua, dizem
os homens; os deuses, Avermelhado;
em Hel, Roda Giratória;
Rápido, os Trolls; Brilhoso, os Anões,
Os elfos, Marcador dos Anos."

(Thor)

"Diz-me Alvís
- pois creio, anão, que sabeis
os destinos de todos -
como chamam o sol que vêem os homens
em todos os mundos."

(Alvís)

"Sol, dizem
os homens; os Deuses, Luminosa;
os Anões, Amiga de Dvalin;
Sempre Brilhante, os Trolls; Bela Roda, os Elfos;
Toda Luz, os Aesir."

(Thor)

"Diz-me Alvís
- pois creio, anão, que sabeis
os destinos de todos -
como chamam a nuvem que se mescla às chuvas
em todos os mundos."

(Alvís)

"Nuvem, dizem
os homens; os Deuses, Certeza de Chuva;
Balsa dos Ventos, os Vanir;
Crosta de Água, os Trolls; os Elfos, Força dos Ventos;
Em Hel, Elmo da Invisibilidade."

(Thor)

"Diz-me Alvís
- pois creio, anão, que sabeis
os destinos de todos -
como chamam o vento que tão longe viaja
em todos os mundos."

(Alvís)

"Vento, dizem
os homens; os Deuses, Vacilante;
os Sagrados Seres, Suspirante;
Envolvente, os Trolls; os Elfos, Ruidoso;
E em Hel, Turbilhante."

(Thor)

"Diz-me Alvís
- pois creio, anão, que sabeis
os destinos de todos -
como chamam a calma, que existe no ar,
em todos os mundos."




(Alvís)

"Calma, dizem
os homens; os Deuses, Escorador;
Ocaso dos Ventos, os Vanir;
Tranqüilidade, os Trolls; os Elfos, Sossego do Dia;
Repouso do Dia, os Anões."

(Thor)

"Diz-me Alvís
- pois creio, anão, que sabeis
os destinos de todos -
como chamam o mar, aonde remam,
em todos os mundos."

(Alvís)

"Mar, dizem
os homens; os Deuses, Sempre Pacífico;
Ondas, os Vanir;
Mundo das Enguias, os Trolls; os Elfos, Mantedor das Águas;
Mar Profundo, os Anões."

(Thor)

"Diz-me Alvís
- pois creio, anão, que sabeis
os destinos de todos -
como chamam o fogo que arde ante os homens
em todos os mundos."

(Alvís)

"Fogo, dizem
os homens; Chama, os Aesir;
Movediço, os Vanir;
Glutão, os Trolls; os Anões, Ardido;
Veloz, em Hel."

(Thor)

"Diz-me Alvís
- pois creio, anão, que sabeis
os destinos de todos -
como chamam o bosque, que cresce ante os homens,
em todos os mundos."

(Alvís)

"Bosque, dizem
os homens; os Deuses, Cabeleira do Alto;
Musgo do Monte, os humanos;
Lenha, os Trolls; os Elfos, Ramo Formoso;
Vareta, os Vanir."

(Thor)

"Diz-me Alvís
- pois creio, anão, que sabeis
os destinos de todos -
como chamam a noite, que Nör engendrou,
em todos os mundos."

(Alvís)

"Noite, dizem
os homens; os Deuses, Trevas;
os Sagrados Seres, Máscara;
Sombria, os Trolls; os Elfos, Prazer dos Sonhos;
Deusa dos Sonhos, os Anões."

(Thor)

"Diz-me Alvís
- pois creio, anão, que sabeis
os destinos de todos -
como chamam o grão, que viram os homens,
em todos os mundos."

(Alvís)

"Dizem Cevada
os homens; os Deuses, Centeio;
Planta, os Vanir;
Comida, os Trolls; os Elfos, Suporte do Licor;
E em Hel, Balançante."

(Thor)

"Diz-me Alvís
- pois creio, anão, que sabeis
os destinos de todos -
como chamam a cerveja, que bebem os homens,
em todos os mundos."

(Alvís)

"Cerveja, dizem
os homens; Malte, os Aesir;
Aguardente, os Vanir;
Licor Puro, os Trolls; e em Hel, Hidromel;
Festim, os filhos de Suttung."

(Thor)

"Em uma única
caixa jamais tinha visto
tanta antiga ciência;
com grandes artimanhas eu tenho enganado-te;
em pé estais, anão, de dia,
brilha o sol nesta sala!"


Obs.: Tradução e adaptação para o português por Vagner Cruz. Fonte nos
Poemas Éddicos, o Alvísmál. Meus agradecimentos sinceros ao grupo O Troth
e
ao grupo do Antigo Caminho Gótico pelas referências e auxílio nas
revisões.
O poema continua passível de crítica e ou quaisqueres correções futuras.
Este material poderá ser divulgado e repassado, total ou parcialmente,
desde
que citada a fonte. Que nossos trabalhos no reconstrutivismo do odinismo
sirva de auxílio e inspiração para muitos, possibilitando a continuidade
dos
esforços.

Copyright © por Vagner Cezar da Cruz - O Troth. Direitos Reservados.

Nenhum comentário: