Pesquisadores do Instituto Nacional Japonês de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada criaram uma nova “humana cibernética”, que é capaz de se mexer, caminhar e modificar suas expressões faciais.
No entanto, mesmo que possa se mover pela passarela sozinha, não foi considerado seguro que a robô-modelo dividisse a passarela com colegas humanas.
Os fabricantes declaram que o protótipo ainda não está pronto para ser usado para fins domésticos, como limpar a casa, lavar a louça, etc. Mas eles acreditam estarem no caminho certo para isso.
Ainda de acordo com os fabricantes, mesmo como modelo a robô ainda não está pronta. Ela é baixinha e não tem nada de especial sobre sua figura.
A robô foi batizada de HRP-4C – e, agora, sua principal tarefa é atrair a atenção de pessoas em shoppings e em grandes lojas, servindo, também, para outros eventos na indústria do entretenimento.
Ela foi desenvolvida para se parecer com uma mulher japonesa normal, mas seu corpo é prateado com detalhes em preto – o que faz parecer que ela está usando uma roupa espacial.
Seu rosto foi inspirado nos animês, os desenhos japoneses, como Sakura Card Captors e Dragon Ball, já que seus fabricantes tinham medo de que, se fossem levar o projeto à perfeição, ela parecesse humana demais.
A indústria robótica japonesa é uma das mais avançadas no mundo e continua avançando na idéia de ter robôs capazes de ajudar as pessoas em suas tarefas domésticas. Até agora, inúmeros projetos da Universidade Científica de Tóquio e da Universidade de Osaka estão sendo testados como recepcionistas. [Daily Tech]
Nenhum comentário:
Postar um comentário