Pesquisar este blog

Starters - Lissa Price

Capa 


Starters da escritora Lissa Price, se trata de mais uma obra com temática de distopia juvenil, tanto em voga na literatura atual, depois do sucesso em livros, e filmes de Jogos Vorazes - The Hunger Games, da autora Suzzane Collins.

Mais uma vez a protagonista (
Callie) é feminina (coincidência com Katniss Everdeen de Jogos Vorazes?), e como é comum na ficção americana/inglesa, o (a) herói (heroina) é relutante, quer apenas seguir sua vidinha, mas aí o mundo conspira contra e ele (ela) e segue sem querer contra o mundo estabelecido.
O mundo distópico é futurista e lindamente retratado, com leves semelhanças à HQ que virou filme "Substitutos"(Surrogates) - com Bruce Willis.

O tema - troca ou substituição do corpo, combalido pela velhice, pelas doenças, etc...por um corpo jovem, bonito e em plenas condições físicas, encanta tanto no livro, quanto em nossa fantasia, visto que a realidade da maioria dos seres humanos é habitar um corpo sem todos esses privilégios reunidos. Fora as possibilidades da escolha do corpo ideal, o mundo de Starters é tecnológico, com carros futuristas, roupas que projetam estampas e luzes, smartphones ainda mais modernos que os nossos, sistemas de comunicação mais avançados que o twitter ou facebook, telas que se tornam hologramas, projeções que abandonam a virtualidade para fazer adentrar em seu interior o usuário (algo mais avançado que o "hololens" da Microsoft).

A personagem central é interessante, bonita e aventureira - um pouco poderosa demais em alguns momentos, mas nada que comprometa - e não adota um discurso feminista, embora seja mais forte que os homens em seu entorno.

A leitura é progressiva e estimulante, interessante e gostosa, mesmo para um publico acima da adolescência e que gosta de ficção científica.

Nota 3 de 5, é o primeiro volume de 2, fora mais 4 pequenos ebooks gratuitos de apoio que a Amazon (no meu caso, usuário kindle) disponibiliza gratuitamente, e que auxiliam a contextualizar os 2 livros principais...

Gostei demais, tanto que também lí "Enders", mas trato dele em outro post....



Informações de apoio:


            Lissa Price
                                                     
Autora: Lissa Price, USA
@Lissa_Price


Livros:


Boa leitura...


Nenhum comentário: