Pesquisar este blog

Quem eram os celtas

guerreiros celtas

Afinal quem eram os celtas (keltoy segundo os romanos)...

Os Celtas, ou keltoys eram povos que se espalhavam pela Europa, a partir do norte da Itália atual até o extremo norte das ilhas britânicas.
Eram povos caucasianos (se é que o termo se aplica a eles), na média mais altos que os romanos, mais claros, com tez indo até a ruiva. 
Embora em termos tecnológicos estivessem aquém dos romanos, em termos sociais eram mais avançados, bastando analisarmos a posição das mulheres, muito melhor que em Roma e infinitamente melhor que na Grécia. 
A cultura celta era muito diversa da romana, tinha uma dieta com forte presença da carne, inclusive de caça (os romanos tinham dieta quase vegetariana, principalmente em seu exército). Possuíam reis que tinham domínio sobre um determinado território...a realiza provavelmente advinha de uma concertação entre as diversas "tribos"se é que esse termo se aplica bem a esses povos...A sociedade se baseava na Família-Clan-Tribo, etc...como mais tarde se observou na Irlanda e na Escócia.
Eram politeístas e seus sacerdotes (Druidas) eram fortemente integrados em sua sociedade.
A influencia celta na Europa Ocidental (até o Reno) foi poderosíssima, e, a despeito de todas as descrições desfavoráveis a eles por parte dos historiadores romanos, acabaram por persistir até hoje entre nós. Adotamos o uso das "calças", as deturpações celtas e germanicas no latin, a presença política feminina precoce entre os povos de língua inglesa, os sonhos e nosso sentimento de não rendição, mesmo diante dos maiores poderes...

                                                           Vercingetorix by Phillipe Faraut


Muitos foram os celtas célebres...Cesar (Caesar) descreveu-os em sua narrativa Commentarii Di Bello Gallico, tendo enfrentado Vercingetorix, herói nacional celta.

                                                                           Boudica

Outra figura celta célebre foi Boudica (Boadicéa), rainha dos essenios das ilhas britânicas...
Arthur, rei mitico e lendario em termos literais (não existe prova de sua existência), marca o fim da resistência celta, que foi forte o bastante para resistir aos romanos, mas que teve de fugir diante da ameaça saxã...
Voltando a Roma...ao final do império (bem após Cesar ter vencido os celtas) a população galo-romana (gaulês é o celta, o keltoi, nas regiões da atual França), já era mais numerosa que a latina original...Essa população gaulesa formou o grosso do povo Frances atual, que curiosamente adota o nome de uma minoria invasora de origem germanica que permaneceu no poder da Gália (nome romano da atual França) até a revolução francesa, mais de mil anos depois do final do imperio romano do ocidente na Gália...
A retirada romana quando da invasão dos bárbaros germanicos e magiares acabou formando as nações européias, frutos no ocidente de populações galo-romanas dominadas por conquistadores germanicos (Bretanha, Francia Ocidental, Espanha, Luzitânia, a Itália desunida pelos próximos mil anos, etc...).
Se olharmos para o mundo atual, notamos que no final os celtas venceram...

Fontes na cultura popular:
As Guerras Galicas de César
Tito Lívio
Vercingetorix
Boudica (Boadicéa)
Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda
Taliesin
Coração Valente (filme)
As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley)
Asterix
Crônicas do senhor da guerra (Bernard Cornwell)
O Senhor dos Anés (Tolkien)

Nenhum comentário: