Pesquisar este blog

Batman vs Superman: A Origem da Justiça (com spoilers ocasionais)






Batman x Superman me levou a várias conclusões depois que assisti a película:



1 - Foi feito para agradar aos fãs do Batman, o Homem Morcego: 

No filme vemos o mais divertido de todos os Batmans que já ví no cinema até hoje...Divertido no sentido de dar alegria, provocar situações engraçadas sem ser pejorativas para a personagem. Bruce Wayne (quem viu Flash Point, animação da Warner, sabe que na verdade o Batman de Batman x Superman: A Origem da Justiça, na verdade é Thomas Wayne em termos de personalidade e atitudes) é humano sempre, bebe, pratica atos de violência, paquera Diana (Wonder Woman) e em v'rios momentos fica diante do impossível e se vê salvo pela sorte ou por seus próprios erros. Nada daquele Bruce Wayne genial em tempo integral, temos no filme um Batman que planeja, mas que é surpreendido o tempo todo e acaba tendo de improvisar...Batman luta como se estivesse nos games da série clássica para xBox e PlayStation, como em Arkhan Asylum ou Arkhan City, e o Batmovel é o mesmo visto no recente Arkhan Knight.
O visual do Batman é o mais correto que ja ví no cinema, um uniforme veloz corretíssimo, uma replica da armadura usada na HQ "O Cavaleiro das Trevas" - para muitos a mais importante HQ dos tempos modernos - e tem o Alfred!!!
Alfred esta sensacional com Jeremy Irons...ver Alfred ironizar e reprovar os atos de Bruce Wane com um copo de whisky na mão é impagável e clássico.


2 - O protagonista é o Batman: 

Bruce fica com tudo no filme: a princesa, o maior tempo de tela, o vinho, a dança...mas não ficou com o final trágico previsto desde os tempos do Gilgamesh nas histórias dos Heróis, pois Clark (o Homem de Aço), arquétipo modernizado do Hercules-Gilgamesh é um personagem trágico e como tal sofre por isso. A atuação fraquíssima de Henry Cavill como Clark compromete todo o filme, assim como a visão autoral do diretor Zack Snyder. Já o contestado Ben Affleck faz o melhor Batman do cinema até hoje longe (não foi difícil, basta ver os atores anteriores): tomado pela sede de vingança, como nos quadrinhos, esquece de ouvir o alvo e parte para a porrada, só as lembranças dos pais mortos, o amor de seu "pai adotivo" Alfred e o perfume da princesa o tiram do transe da vingança por momentos...


3 - Wonder Woman é fodona...

Quem acompanhou os Novos 52 sabe que Diana, a Wonder Woman foi treinada por Ares e ficou no lugar dele como deusa da guerra. Mas ela esta diferente...assim como Batman é mais Thomas Wayne que Bruce, Wonder Woman é mais Hipólita que Diana. Parece ser imortal e com certeza tem mais de 120 anos de idade, visto que lutou na Grande Guerra européia, não a segunda, a primeira Grande Guerra. Charmosa, séria e acostumada à ficar diante das maiores atrocidades, subverte o arquétipo da princesa ao salvar o príncipe (Batman) do monstro (Apocalipse) com os braceletes de Héstia. E o visual tirou aplausos em várias salas de cinema. Prevemos um grande filme solo para a primeira Heroina Moderna e Gal Gadot, criticada como Affleck, foi a que estava melhor entre a Trindade (como a DC chama seus maiores ícones: Superman, Batman e Wonder Woman).


4 - Montagem Péssima:

O filme esta cheio de furos de roteiro, principalmente quando Lois Lane (Amy Adans) esta em cena...Lois é fódona nos quadrinhos, mas não lê pensamentos nem tem QI level Luthor/Bruce.


5 - Luthor ridículo:

O pior ator do filme longe foi o Jesse Eisenberg (o Luthor). Histriônico, visualmente incorreto e dissonante o tempo todo com o Luthor dos quadrinhos, estava mais para um Coringa mal feito do que para um personagem com QI level 9 que já conseguiu parar Darkside...uma pena, mais irritava que dava medo, estragou o filme em diversas ocasiões.


6 - Filme Divertido e despretencioso:

Se você gosta do Batman e quer se divertir vá de boa...Se gosta do Superman e queria respeito com seu herói esqueça, vai se decepcionar. Na luta, Clark é escrotizado, de uma maneira que nem os quadrinhos tiveram coragem, por Bruce e Diana ignora a existência do Homem de Aço...


mas eu rí muito no filme, me diverti demais, vou comprar o blueray e vou ver mais um monte de vezes...e tenho quase centenas HQs de super heróis estocadas em casa, pois leio Marvel e DC há mais de 40 anos...

Nenhum comentário: