Pesquisar este blog

o mito do ressuscitado


Antigas histórias falam sobre uma figura que, traído por uma pessoa de sua confiança, teria sido morta. Posteriormente, essa pessoa, ou deus, ressuscitara e iniciaria seu reinado, olhando para seus súditos do paraíso.

Para suas legiões de seguidores, essa figura simbolizava a promessa da vida eterna. E não estamos falando de Jesus, que alguns dizem que foi para o inferno. Outros acham muito estranho ressuscitar para ir para o céu, já que se voltou a vida, deveria continuar vivendo; quem vai para o céu morreu… Mas eu divaguei.

Osíris foi um deus egípcio, que as pessoas adoravam há centenas de anos antes da vinda de Jesus. Mas se você pensou que estávamos falando de Jesus logo no início do artigo, não se assuste: o judeu é a figura mais famosa quando se trata de ressurreição, mas está longe de ser a única.

Isso traz um assunto científico à tona: a ressurreição é real?

Na medicina, já são vários os casos comprovados de pessoas que estavam sendo consideradas mortas e, subitamente, voltaram à vida – como um preso que sobreviveu ao enforcamento, ou a vítima de uma avalanche que, mesmo depois de ter sido encontrada e dada como morta, conseguiu se recuperar.

Mesmo que esses casos sejam confundidos com milagres, os especialistas dizem que essas pessoas foram vítimas de um diagnóstico mal feito, já que as vítimas não estavam literalmente mortas. Alguns se recuperaram depois que seu coração parou de bater ou depois que seus pulmões pararam de funcionar, mas nunca após a chamada “morte cerebral”.

Na mitologia, a fênix era uma ave que poderia viver até mil anos. Quando chegava a hora de morrer, ela queimava e renascia das próprias cinzas, para viver mais mil anos – assim por diante.

O islamismo, assim como o cristianismo, propaga a idéia de que depois dessa vida “atual”, nós seremos contemplados com a vida eterna.

Em religiões orientais, a idéia de vida eterna está ligada à reencarnação e ao karma. O conceito de karma varia entre o Budismo e o Hinduismo, mas, basicamente, significa que boas coisas acontecem com quem é bom e más coisas acontecem com quem é mau. Cada ato, seja ele bom ou ruim, irá retornar para a pessoa que o praticou.

Muitos ocidentais confundem o conceito de karma e acreditam que suas ações serão recompensadas ou cobradas nessa vida. No entanto, para os orientais, o cumprimento do karma ocorre nas próximas vidas. Simplificando, cada coisa ruim que acontece em sua vida atual é sua própria culpa – você fez algo para merecer isso em suas vidas passadas.

O movimento New Age também é baseado no mito da ressurreição. Só que o renascimento não seria individual – seria um renascimento coletivo, global, em que a humanidade cresceria.

No entanto, por mais fantásticos que os mitos envolvendo ressurreição sejam, eles não se comparam à imagem de um coelho (um mamífero) entregando ovos coloridos na páscoa. [Live Science]

Nenhum comentário: