Pesquisar este blog

Como funciona o iPod Touch/iPhone

Neste artigo

Introdução

Quando a Apple lançou o iPod vídeo em 2005, as pessoas começaram a pensar como poderia ser a próxima versão do iPod. Parecia óbvio que o dispositivo precisasse de uma tela maior. Uma tela LCD de 2,5 polegadas parecia ideal para navegar pela lista de artistas e músicas, mas era muito pequena para assistir a vídeos, principalmente aos vídeos em formatowidescreen.

iPod touch
Foto cedida por Apple
O iPod touch

O design básico do iPod é bem sutil. Torná-lo maior somente para acomodar uma nova tela tiraria bastante do seu charme. Portanto, muitos fanáticos pela Apple especularam que o próximo iPod seria uma tela inteira. Ele teria uma Click Wheel virtual e reproduziria vídeos em widescreen em uma tela horizontal.

Eles estavam certos. O novo design do iPod é o iPod Touch. Uma tela ocupa praticamente toda a face frontal do aparelho, o que o torna parecido com um iPhone. Mas o iPod Touch não tem uma Click Wheel virtual de navegação que aparece na tela. Em vez disso, ele utiliza a mesma interfacemultitoque do iPhone. Você navega pelas músicas, vídeos e outros arquivos utilizando os seus dedos e a tela sensível ao toque.

O iPod Touch também tem outras funções que os entusiastas esperavam ver nos modelos padrão do iPod. Algumas pessoas esperavam que o iPod tivesse conectividade sem fio, para que pudessem sincronizar suas músicas ou compartilhar arquivos com os amigos através de uma conexão Bluetoothou WiFi. O iPod Touch é o primeiro iPod com capacidade wireless, mas esta função não é utilizada para sincronizar o dispositivo a computadores ou iPods de amigos. A função é utilizada para navegar na internet, assistir a vídeos do YouTube ou baixar músicas de uma loja específica para WiFi doiTunes.

Com sua tela widescreen e capacidade WiFi, o iPod Touch deu um grande passo em relação aos modelos anteriores. Mas o iPod Touch não é indicado para todo mundo. Neste artigo, vamos comparar o iPod Touch com o iPod classic e outras versões do iPod. Também vamos entender como funciona a tecnologia por trás da interface mutitoque e as especificações técnicas do reprodutor de mídia.


A interface do iPod Touch

A grande diferença entre o iPod Touch e os outros modelos de iPod é a tela sensível ao toque. Quando você toca na tela, o circuito do iPod detecta a presença do seu dedo. Ele sabe quantos dedos estão na tela e para onde você os move (leia nosso artigo Como funciona o iPhone).

O iPod Touch faz isso através de uma camada de material capacitordebaixo de uma tela protetora. Você pode ler o artigo Como funcionam os capacitores para aprender mais sobre eles. A idéia principal é que eles se aproveitam das propriedades elétricas do corpo humano. Quando você toca uma superfície capacitora, a quantidade de carga que ela armazena muda. É por isto que dispositivos como o iPod Touch requerem que você toque na tela com a pele. Materiais como luvas, canetas ou canetas stylus não causam os mesmos efeitos no circuito capacitor.

touch sensing
O processo básico de detecção de toque

Existem dois métodos possíveis para o iPod Touch medir as mudanças dos estados elétricos:

  • Capacitância própria: Os monitores de circuito mudam em uma série de eletrodos.
  • Capacitância mútua: Uma camada de linhas direcionadorascarrega corrente. Uma camada separada de linhas sensíveisdetecta as mudanças na carga elétrica quando você coloca o dedo na tela.

self
O circuito sensitivo em uma tela de capacitância 
própria mede as mudanças na corrente elétrica

mutual
Na capacitância mútua, uma grade de linhas direcionadoras 
e uma grade de linhas sensíveis trabalham 
juntas para detectar as mudanças na corrente elétrica

Independentemente do método que a tela usa, toda vez que você a toca ocorre uma mudança em suas propriedades elétricas. O iPod registra esta mudança como dados e usa algoritmos matemáticos para transformar dados em uma compreensão da localização dos dedos. Na próxima seção, vamos descobrir o que o iPod faz com esses dados e como navegar por suas funções.


Interpretação do iPod Touch

processador de toque do iPod registra onde você coloca os dedos e como eles se movem na tela. Você pode deslizar os dedos de um lado para o outro ou pode contrair ou expandir os movimentos para aumentar ou diminuir o tamanho de uma imagem. O iPod Touch equipara o que os seus dedos estão fazendo com o que acontece na tela:

  • O iPod Touch determina o formato, o tamanho e a localização do seu dedo (ou dedos) na tela.
  • O dispositivo usa um aplicativo de gestos na sua memória para classificar o tipo de toque. Ele sabe se os seus dedos se movem e o que o iPod está fazendo naquele momento.
  • O processador envia instruções para a tela, software e hardware do iPod Touch, com base nos dados que os seus dedos criam.

o processo de toque
Para descobrir que você está tocando na tela, o iPod integra ações 
entre o processador, sistema operacional, hardware e software. 

Aqui está um exemplo. Se você está usando o navegador Safari e precisa digitar uma URL, você toca o campo de URL do navegador. A camada de capacitância detecta o seu toque na tela e o processador e aplicativo de gestos fazem uma referência cruzada com os dados de toque e o aplicativo em uso. O processador manda uma mensagem para a tela do iPod e diz para ele exibir a imagem de um teclado. A tela detecta a localização de cada tecla virtual que você toca e a tela exibe a letra correspondente no campo de URL. Cada vez que você toca a tela, o processo de determinar o que você está tocando e por quê acontece quase instantaneamente.

Requisitos do sistema
Você pode sincronizar os dados do iPod Touch com o seu computador utilizando um cabo USB. Além de uma porta USB 2.0 e o iTunes 7.4 ou mais recente, você precisa de:
  • Mac: Mac OS X v. 10.4.10 ou mais recente
  • PC: Windows Vista, Windows XP Home ou Professional com Service Pack 2 ou mais recente
Os gestos em si são muito intuitivos. Para ligar o iPod Touch, pressione o botão "home" ou ligar/desligar, depois arraste a barra que aparece na tela. Para apertar os botões na tela, simplesmente toque-os. Você pode navegar por uma lista de arquivos arrastando seu dedo para cima e para baixo na tela. Se você virar o iPod Touch horizontalmente, pode navegar pelo CoverFlow, uma tela de animação das capas dos discos. E, assim como no iPhone, você pode aumentar e diminuir o tamanho das fotos e das páginas de Internet juntando ou espalhando os dedos.

O júri ainda não decidiu se o iPod Touch vai ser tão popular quanto os outros modelos de iPod. Os críticos dizem que, com um pouco mais de investimento, as pessoas podem comprar o iPhone, que tem mais funções e uma maior duração de bateria. Outras pessoas dizem que o iPod classic continuará a ser um campeão de vendas, já que tem capacidade de armazenamento de música e vídeos muito maior que o iPod Touch.






Nenhum comentário: